Como criar um ambiente Zen com futon

Peças vindas da Índia, Indonésia, China e inclusive do Japão são combinadas com futons no formato de sofá, de cama, ou por isso de pufes. A propensão invadiu o Brasil na mesma data em que o estilo nascente se tornou roupas. Agasalhado, descontraído e com um toque nascente, este é o clima de um local decorado com futons, os famosos colchonetes japoneses. O resultado é alegre e surpreendentemente relaxante.

 

No Brasil, encontram-se shikibutons de muitas espessuras, formando estofados adequados à nossa existência. O clássico forma de dormir no Japão pede um conjunto de futons adestrado por shikibuton (o colchonete), kakebuton (o coberta) e makura (o almofada). Alargado sobre tatames o conjunto é adotado por ser dobrável e fácil armazenado em gavetas ou armários. Diversas civilizações ficaram conhecidas por usarem acolchoados feitos de algodão ou aborrecido para dormir, porém foram as orientais, especificamente os japoneses, que mais se destacaram no condição.

Além do conforto o futon regula a temperatura do corpo mantendo o frescor no estio e o calor no idade. O algodão natural se adapta às formas do corpo, favorecendo uma alimentação sui generis à coluna e levando a um abismo descanso. A técnica milenar usada na acabamento de futons consiste na superposição de mantas de algodão natural recobertos por finos tecidos e realizado de maneira artesanal.

O pior adverso do futon é a umidade, aconselha-se colocar ao astro periodicamente. A canhão não pode ser banho, nem sequer a seco, por isto, para ajudar em oposição a manchas, é sugerido usar uma abrigo, bando ou camada. O futon é confeccionado artesanalmente e sua consistência varia de 2cm a 3cm para mais ou para pouco. Para mantê-lo aberto basta absorver cada semana a superfície (a escova do aspirador possui que ser aberta).

No Brasil há diversas fábricas de funtons. A técnica usada para a acabamento é a mesma desenvolvida pelos japoneses, o que protege qualidade ao produto. Principalmente são 3 modelos, o colchonete, frequentemente aberto sobre uma estrutura de madeiro ou direto no tatame, o sofá-cama que pode ser fácil agachado, e as almofadas pufes que decoram e levam praticidade ao local. Abraçando as tendências de mercado os futons brasileiros são fabricados com novos tecidos e novas estampas. Escolha o seu modelo, ascenda um incenso, relaxe, e adote um estilo de vida mais calmo.

Aqui um vídeo ensinando a criar o seu futon caseira: