Tudo sobre a lei da harmonia dos alimentos

Compartilhe com quem você ama!

Atualmente, encontramos vários informativos sobre a Medicina Tradicional Chinesa, mais conhecida como MTC. Esse tipo de técnica é utilizada há muitos anos, e tem trazido resultados poderosos na saúde do homem.

Isto porque, este tipo de método visa não a cura, mas sim a prevenção. Ou seja, através dos tratamentos da MTC, os pacientes podem se prevenir de doenças ou quaisquer outros problemas, sejam de ordem física ou emocional.

Existem diferentes técnicas dentro da MTC, uma delas é a dietética chinesa. Já ouviu falar? Se ainda não, venha ler nosso artigo para conhecer mais e entender seus benefícios.

MTC – Dietética Chinesa

Segundo a tradição da medicina chinesa, o homem é um ser energético que está conectado com o ambiente ao seu redor. Seu objetivo é sempre se manter suas energias em equilíbrio. Devido ao fato de que quando ocorre o desequilíbrio, há o surgimento de sintomas.

Sendo assim, para evitar é necessário realizar a prevenção constante. Uma das maneiras é utilizando a energia presente na natureza, através dos alimentos que você consome.

Porém, é preciso saber utilizar os alimentos ao seu favor, cada um deles possui um determinado tipo de energia que pode trazer tranquilidade ou agitação, dependendo daquilo que consumir.

Lei da harmonia dos alimentos

A partir do que foi observado, o chinês e intelectual conhecido como Yi Yin, estabeleceu uma relação entre os alimentos e os elementos terrestres.

Essa teoria criada por Yin associou os elementos, aos sabores também as necessidades de cada sistema do nosso organismo. Isto é, o intelectual encontrou uma ligação entre os elementos: Água, Terra, Fogo, Madeira e Metal, com os sabores: doce, amargo, umami, salgado e azedo.

A partir dessa ligação ele conseguiu estabelecer as necessidades alimentares e nutricionais que cada órgão do nosso corpo precisa para se manter saudável. Dessa forma, cada alimento pode nos beneficiar de uma maneira única.

Os cinco sabores na manutenção da saúde

Para você entender melhor, vamos explicar nesse tópico como funciona cada relação de elemento, sabor e sistema:

  • Os alimentos vistos como água, são classificados de salgados. Isto porque a água nos remete aos peixes, frutos do mar, algas e outros elementos que podemos encontrar na água ou que são compostos por muita água. De qualquer maneira, esse tipo de alimento é bastante benéfico aos rins e a bexiga, pois tem ação diurética, o que facilita a evitar a retenção de líquidos;
  • Já o elemento madeira está associado ao sabor azedo, e podemos encontrar alimentos como caules e folhas verdes. É ótimo para atuar na circulação e possui efeitos positivos no fígado e na vesícula biliar;
  • No fogo temos os alimentos azedos, por exemplo a acelga, o boldo, o jiló. Serve como calmante de ajuda a melhorar o funcionamento do coração e também do intestino;
  • O sabor doce foi associado ao elemento terra, o qual contém os alimentos: abóbora, arroz e diversas raízes. Pode auxiliar coo um tranquilizante para problemas no estomago;
  • Por fim, temos o metal que são as comidas umami (gengibre, alho); ideais para desintoxicar regiões como a do intestino e dos pulmões.

Por fim, veja este slide show muito legal com mais informações:

Tudo sobre a lei da harmonia dos alimentos
5 (100%) 1 de voto